quarta-feira, 13 de junho de 2007

Um feriado em Santa Rita

No último feriadão, enquanto a capital fervia com a Parada Gay na Avenida Paulista, decidimos fazer o caminho inverso e sair da cidade, depois de mais de seis meses ininterruptos sob o céu de São Paulo. Fomos para o interior, para a região de Santa Rita do Passa Quatro, antiga terra de cafezais, hoje dominada pela cana.
Na quinta-feira, logo ao chegar, nos deparamos com a procissão de Corpus Christi em volta da praça da Matriz. Um verdadeiro evento: tapete feito pelos moradores, fanfarra, fogos, palmas, gritos de ‘Viva Jesus’ e discurso do pároco garantindo que a fé no Nazareno é a solução para os problemas do mundo; não vi muitos jovens por lá, a maioria era formada por velhos, adultos e crianças.
Mas certamente os jovens estavam no show do artesão-andarilho-popstar Ventania, que aconteceu no sábado em uma linda fazenda da região. Qual é o nível máximo de BG (bicho-grilice) que você consegue imaginar? Multiplique por 10 e talvez você consiga ter uma idéia da figura de Ventania, oriundo de São Tomé das Letras, com seu chapéu de bruxo e chinelos de couro, em permanente chapação. Foi divertido ver um bando de menininhas bonitinhas se batendo para tirar foto com aquele ser definitivamente distante de qualquer padrão de beleza e totalmente siderado. No terreiro da fazenda, onde há uns 80 anos se colocava café para secar, cerca de dois mil jovens da cidade e arredores se sacudiam com a voz áspera de Ventania e sua banda no palco enfumaçado pelos baseados tamanho família. “Micróbio que se preza vive a vida a rodar/fazendo do planeta sua sala de estar/micróbio bicho doido de cabelo embaraçado tira férias o ano inteiro, vive desocupado/ micróbio não tem medo de nada/ micróóóbiiioooo...”. Curiosidade: o telão ao lado do palco não transmitia o show do micróbio, mas sim imagens de Woodstock. Surreal, você vê Jimmy Hendrix e ouve Ventania.
No domingo, ali do lado, em Tambaú, jovens e velhos finalmente se encontraram, em mais um campeonato de truco, disputado no grito por 60 duplas. Durou o dia inteiro. O primeiro prêmio era uma TV de 20 polegadas, o segundo um DVD player, e o terceiro um pacote de cerveja. Um amigo que ia participar do campeonato (fez o sacrifício de levantar cedo depois do show de sábado) me confessou que estava torcendo mesmo era para ficar com o terceiro lugar...


Um comentário:

Anônimo disse...

bela reportagem