domingo, 4 de novembro de 2007

MINHAS ÚLTIMAS LUZES DE JUAZEIRO


Domingo quente e preguiçoso em Juazeiro do Norte. Mesmo assim, insisti em sair pelas ruas com a 50mm e um filme de slide na máquina para passar o tempo, pois havia marcado de visitar o terreiro do Reisado dos Irmãos, do mestre Toninho, que fica no bairro de João Cabral, uma espécie de celeiro de talentos populares juazeirenses.
O reisado é uma manifestação cultural bastante forte aqui no Cariri, com seus mestres, reis, rainhas, princesas, palhaços, lutas de espada entre os batedores, entremeios com personagens da tradição popular como o pássaro Jaraguá, bois, lobisomens, Mamãe Velha, Pai da Mata e por aí vai. Só em Juazeiro do Norte há registros de aproximadamente 20 grupos de reisado organizados e na ativa.
Foi um início de noite no final da viagem para fazer vontade de retornar ao Cariri assim que puder. Ao mesmo tempo em que estou com saudade de casa, louco para rever minhas meninas, já me pego em pensamento sobre quando será o próximo encontro com João Lourenço Stênio Diniz e o pessoal da AMAR, João Braz, Dona Dora e Mestre Antonio, Manel do Sebo e tanta gente que me recebeu de braços abertos por aqui, terra rica e próspera em cultura realmente produzida pelo povo.


4 comentários:

Jeferson Thomazelli disse...

Ainda bem existem esses artistas visuais! Assim a gente pode ver o Brasilzão do jeito que ele é e ainda com muita poesia!
Pegam os momentos dessas pessoas tão maravilhosas e trazem pra gente olhar e ver que o mundo é bem maior do que imaginamos!
Parabéns pelo trabalho! Excelentes imagens com muita sensibilidade!
Já adicionei nos meus favoritos!

Unknown disse...

Paulista no Juazeiro!!?? Achei que isso fosse difícil ocorrer uma vez, mas duas no mesmo ano... isso é muito bom. Que se diga viva ao Nosso Padim Ciço. Não me conhece, sou Guilherme Gongra e estive em Juazeiro do Norte na Romaria de Nossa Senhora das Dores, em setembro, também fotografando (www.guilhermegongra.com/retratosdafe.html), estas são algumas fotos que fiz lá. Adorei seu trabalho, muito bom mesmo. Parabéns!
Abraço!

Anônimo disse...

essas tua andança tá bonita, moço. fazia tempo que não (ou)via notícias tuas. gostei muito. bjs

Marcello Vitorino disse...

Êita turma bacana passando por aqui! Valeu a visita, Jef, Guilherme e Laura.